Antes de mais nada, vale deixar claro que para consultar o seu IPVA no site da Secretaria da Fazenda do Estado). Saiba que todo o processo deve ser feito na plataforma do estado onde o seu veículo está registrado. Dessa forma, todo o processo ocorre de modo 100% online, sem burocracia e por meio de passos bem simples e fáceis.
Basicamente, o importante de fazer esse tipo de consulta de IPVA está no fato de ter que verificar a data de pagamento á vista ou parcelado da cobrança. Também para que saiba os valores e demais detalhes o IPVA do seu veículo. Acompanhe nosso post até o final que iremos te mostrar mais detalhes sobre como pode consultar o seu IPVA em poucos minutinhos. Veja:
Sobretudo, é importante ressaltar que muitos estados oferecem ao consumidor a possibilidade de desconto sobre o IPVA ao fazer o pagamento á vista. Além disso, o desconto pode chegar até 10% sobre o valor o imposto. Por isso, saiba que em muitos casos vale a pena avaliar se o pagamento á vista não vai ser mais atrativo para a sua vida financeira.
De modo geral, para que faça todo o processo para consultar o seu IPVA, saiba que vai precisar de alguns dados específicos. Dessa forma, vai precisar dos dados do veículo que deseja consultar informações sobre o imposto. Bem como alguns dados pessoais do condutor.
No entanto, saiba que os dados necessários para fazer o processo podem variar um pouco de estado para estado. Em grande parte das vezes, exige-se a placa do veículo, número do Renavam ou também o Chassi do automóvel. Por fim, alguns estados podem pedir o CPF do dono do veículo que deseja consultar o imposto.
Assim como falamos antes, o processo para que consultar o IPVA deve ser feito no portal de cada estado. Por isso, existem mudanças que podem ocorrem em cada um dos casos. Veja a seguir o passo a passo para que faça todo o processo:
Sendo assim, saiba que vai ser redirecionado para uma nova janela. Dessa forma, vai conseguir consultar todas as informações sobre o seu IPVA. Por exemplo, data de vencimento, limites, possibilidade de descontos, débitos e muito mais.
Saiba que todos os donos de veículos automotores devem fazer o pagamento do IPVA. No entanto, em alguns estados ao redor do país, os veículos muito antigos, não vão precisar fazer o pagamento do imposto. Mas, ainda assim vai ser necessário que esse público pague as taxas de licenciamentos, seguro DPVAT e bombeiros. Também existem alguns casos em que pessoas físicas e jurídicas onde o condutor fica isento do IPVA. Existem casos onde devem ser pagas apenas taxas básicas sobre o licenciamento. Veja a seguir quais são elas:
ATENÇÃO:
Em casos onde o veículo é roubado, furtado ou leilão, o dono não vai precisar realizar o pagamento referente ao imposto do IPVA. Também pode solicitar a isenção da cobrança junto ao DETRAN soe seu estado.
É preciso sim, pois além do IPVA, o motorista que tem o objetivo de transitar nas vias de modo regular, precisa também fazer o pagamento do Seguro DPVAT, algo que é obrigatório. Além do imposto, vai precisar ainda fazer o pagamento da taxa de licenciamento. Então, ao pagar esse documento, vai conseguir transitar pelas vias com seu automóvel dentro de todas as irregularidades.
Enfim, siga nossas instruções para que possa consultar o seu IPVA com facilidade e sem lidar com qualquer tipo de complicação. Assim pode ficar por dentro de tudo sobre o imposto aplicado em seu veículo.