Sobretudo, o seguro desemprego trata-se de um benefício destinado ao trabalhador brasileiro. De modo geral, trata-se de uma assistência financeira para o trabalhador de carteira assinada demisso sem justa causa. Vale lembrar claro que o seguro desemprego é pago de modo temporário.
Contudo, para receber o seguro do Governo Federal, vai ter que atender a uma série de requisitos específicos. Então, para tirar as suas dúvidas sobre o Seguro Desemprego 2023, reunimos no artigo a seguir todos os dados informativos para te ajudar. Leia até o final e saiba mais:
Assim como falamos antes, para que tenha direito a receber o Seguro Desemprego, vai ter que se enquadrar no público que pode receber o benefício do Governo. Para começar, o seguro está disponível para todo trabalhador formal e doméstico demitido sem justa causa. Além disso, quem tem dispensa indireta, ou seja, quando o empregado “dispensa” o empregador. Existem ainda outros grupos de trabalhadores que podem receber o benefício.
Por exemplo, pescadores profissionais durante o período defeso, em que a pesca fica proibida e trabalhadores com contrato suspenso para fazer parte de programas de qualificação ou cursos oferecidos pela empresa. Enfim, saiba ainda que todo trabalhador resgatado de condição análoga a escravidão podem receber o seguro desemprego.
De modo geral, o valor referente ao seguro desemprego pode variar de acordo com a média salarial dos últimos 3 meses do trabalhador, que antecedem a data da dispensa. Mas, pescadores, empregados domésticos e trabalhadores resgatados de escravidão tem direito a receber apenas o valor de um salário mínimo vigente. Ou seja, o total de R$1320 a partir do mês de maio. Vale deixar claro que o valor e número de parcelas é definido pelo Ministério do Trabalho e da Previdência.
Saiba que pode fazer o pedido por meio do Gov.br, pelo app Carteira de Trabalho Digital, de modo presencial ou por telefone. Vale ressaltar que o app está disponível grátis para que baixe no Apple Store ou Play Store (Android e iOS). Lembre-se que vai precisar estar com todos os seus dados pessoais em mãos para fazer o processo. Veja a seguir o passo a passo:
Se quiser ainda pode fazer o pedido do seguro de modo presencial. para isso, deve ir até uma das unidades da Superintendência Regional do Trabalho ou ligar para a central de atendimento do 158. Mas, não se esqueça que em todas as opções deve estar com seus documentos em mãos.
Enfim, se tem direito a receber o Seguro Desemprego, não deixe de seguir nossas dicas e faça seu pedido online. Até mais e boa sorte!