Hoje em dia, existem vários jovens que estão em busca de uma colocação dentro do mercado de trabalho. Sendo assim, pode ingressar no mercado profissional por meio de um estágio, cargo inicial ou programa de trainee. No entanto, em todos os casos a escolha dos candidatos acontece por meio de um processo seletivo. Além disso, tudo acontece da mesma forma independe do tamanho da empresa.
Vale lembrar, que quem ainda não possui muita experiência profissional, tem o seu potencial, formação e aspectos comportamentais levado em conta na seleção. Portanto, é bem provável que tenha que passar por uma avaliação em entrevistas de emprego e dinâmicas em grupo. Afinal, por meio das entrevistas os recrutadores podem avaliar de o candidato articula suas ideias, consegue trabalhar em equipe, cumpre prazos e outros pontos.
De acordo com grande parte dos recrutadores, a maioria dos jovens ficam apreensivos na hora de falar sobre os próprios defeitos ao serem questionados em uma entrevista. Então, com objetivo de agradar, a grande parte tende a afirmar que são perfeccionistas. Porém, tenha em mente que esse tipo de resposta tende a não ser muito valorizada, afinal, todas as pessoas possuem defeitos.
Sendo assim, os recrutadores esperam receber uma resposta sincera, pra saber se os candidatos se conhecem, ou seja, sabem os pontos fracos e os fortes. Além disso, desejam saber o que tem feito para superar os defeitos e melhorar como um todo. Mas, saiba que não precisa alongar muito o dialogo sobre os seus defeitos, vai precisar apenas ser sincero. Busque sempre falar a verdade e procure contar o que tem feito para deixar de ter esse defeito em sua vida.
Assim, como já falamos acima, outro ponto essencial que deve levar em conta em um processo seletivo, está em sempre ser sincero. Por isso, quando estiver com o recrutador busque olhar em seus olhos e se manter calmo. Dessa forma, deve falar tudo de modo direto e claro sempre que for questionado.
Nos dias atuais, ter uma boa fala e escrita para ingressar no mercado de trabalho por meio de um processo de seleção já se tornou essencial. Então, busque se preparar para fazer parte do processo seletivo, para que consiga treinar a sua fala e escrita. Saiba que tanto a fala quanto a escrita pode causar uma ótima boa impressão nos recrutadores. Afinal, vai demonstrar que sabe se expressar de ambas as formas.
Tenha em mente que alguns dos processos exige que faça uma redação, e o tema vai depender da empresa. Contudo, em grande parte das vezes vai precisar falar sobre o motivo pelo qual a empresa deve te contratar. Mas, também pode ser sobre as suas experiências profissionais do passado. Em todos os casos deve se preparar para se sair bem na escrita.
Sem dúvidas, ter domínio da língua portuguesa se trata de algo fundamental em qualquer tipo de processo de seleção. Desse modo, evite usar vícios de linguagem, palavrões ou gírias em diálogos com o recrutador. Saiba que está em um ambiente profissional, e para entrar não pode ficar com esse tipo de linguagem. Além disso, os candidatos com uma boa adequação de linguagem, comunicação e um bom uso de vocabulário sempre saem na frente em um processo de seleção.
Enfim, se trata de algo super normal que queira mostrar as suas competências e talentos no processo de seleção. Por exemplo, deixar claro que é um bom líder. No entanto, deve ter cuidado na hora de fazer parte de uma dinâmica em grupo. Isso porque, os recrutadores estão observando e avaliando a sua capacidade de atuar no trabalho em equipe.
Busque nunca passar por cima de colegas, mas, ainda assim apresentar traços de liderança. Porém, fazer tudo o que alguém manda, em uma posição passiva também não se trata de uma boa ideia. Então, busque se envolver nas tarefas e expor as suas ideias de modo confiante e respeitoso. Assim, pode conseguir bons resultados no processo de seleção.