Antes de mais nada, saiba que o adiamento do abono salarial do ano base de 2020 ocorreu por causa de uma decisão do Codefat. De modo geral, a medida ocorreu pelo fato de o governo estar enfrentando dificuldades com orçamento para o ano de 2021. Isso porque, a liberação de uma nova rodada do Programa Emergencial de Preservação de Emprego e Renda, se tornou um desafio em relação aos gastos. Sendo assim, com adiamento dar bônus salarial para o ano de 2022, o governo vai poder liberar 7,6 bilhões de reais para o programa.
Após o adiamento, existem algumas mudanças que também podem ocorrer em relação ao pagamento do benefício. Isso porque, antes o pagamento era feito apenas no segundo semestre do ano. Porém, no ano de 2022 o abono salarial vai ser pago ao trabalhador logo no primeiro semestre do ano. Sendo assim, esta se trata da principal mudança associado ao benefício no ano que vem.
De modo geral, as datas para pagamento do benefício ainda não foram definidas. Porém, os empregadores logo a partir de outubro tem o início do prazo de quatro meses para enviar os dados de seus funcionários para que recebam os recursos do abono salarial. Então, com isso o calendário deve estar liberado no mês de janeiro, e os pagamentos devem começar logo no mês de fevereiro de 2022.
As regras e condições para receber o abono salarial não sofreram nenhum tipo de alteração. Desse modo, segue todos os critérios tradicionais para que recebo benefício referente ao ano base de 2020. Confira a seguir quais são:
Hoje em dia, existem inúmeros canais para que você consiga consultar se tem direito a receber os valores do benefício. Veja:
Vale lembrar, que todos os pagamentos do benefício para servidores públicos acontecem por meio do Banco do Brasil. Para que você possa consultar as informações em relação ao abono salarial. Deve entrar em contato com a central de atendimento do Banco do Brasil por meio do 0800 729 0001 ou por meio do 4004 0001.
O adiamento do Pis/Pasep de 2020 esse ano foi uma notícia triste para muitos trabalhadores. Porém, não deixe de se atentar a liberação do novo calendário para o próximo ano. Assim, pode receber o valor do seu abono salarial em 2022 com todos os reajustes do novo salário mínimo.