Assim como falamos antes, os primeiros sintomas de uma gravidez podem surgir logo no começo, em questão de dias depois da fecundação. Embora esses sintomas sejam mais difíceis de serem notados pelas mulheres, não poderíamos deixa-los de mencioná-los. Isso ocorre, devido ao fato de poucos mulheres conseguirem notar o que está acontecendo. Além disso, toda a intensidade dos sintomas podem variar de acordo com cada um dos organismos. Os sintomas também podem não se manifestar e ainda podem estar associados a outras condições que não seja a gestação. A seguir temos uma lista com os principais sintomas que podem surgir nos primeiros dias da gestação. Confira:
Inchaço na região abdominal e cólicas: No geral, todo o processo de fecundação do óvulo faz com que o organismo da mulher gere um aumento do fluxo sanguíneo, principalmente na região pélvica. Isso pode gerar uma série de sintomas, como cólicas em intensidade média, inchaços na região abdominal e assim por diante.
Corrimento Vaginal de Cor Rosada: Por conta da entrada do espermatozoide dentro do óvulo, a mulher pode ter corrimentos de cor rosada. Saiba ainda que esse tipo de corrimento pode surgir até mesmo em poucos minutos depois da relação sexual com o parceiro. Porém, podem acontecer em até 3 dias depois do contato sexual.
Sem dúvidas, a partir da 2° semana de gestação, a lista de sintomas podem aumentar muito. Ou seja, as evidências de que possa estar grávida se tornem bem mais notáveis. Contudo, isso também pode variar de mulher para mulher. Além disso, em nenhum caso os sintomas citados devem ser analisados de forma isolada. Isso porque, para saber se está grávida, deve levar em conta um conjunto de sintomas para concluir corretamente a sua condição.
Atraso ou ausência da menstruação: Trata-se de um dos sintomas clássicos na hora de identificar se uma mulher pode estar grávida. Porém, o atraso da menstruação pode ajudar apenas as mulheres com ciclo menstrual regular. Algumas mulheres podem ainda apresentar o atraso ou ausência da menstruação apenas depois da 3° semana de gravidez.
Mamas sensíveis e inchadas: A mulher grávida passa a produzir uma série de hormônios que fazem estímulo das glândulas mamárias. Por isso, podem surgir sintomas como seios com maior sensibilidade, mais volumosos e assim por diante.
Cansaço, falta de ar e sonolência: No geral, todo o metabolismo do corpo de uma mulher grávida passa por uma variedade imensa de adaptações. Por isso, sintomas como falta de ar, sonolência e cansaço extremo podem surgir logo a partir dessa semana de gestação.
Aréola escura: Esse sintoma surge por causa do aumento do fluxo de sangue no organismo da mulher grávida.
Dor na região lombar: Ainda que não seja um sintoma muito presente nesse período, algumas mulheres podem sentir desconforto na região lombar. Mas, se torna mais frequente apenas nas últimas semanas da gravidez.
Mudanças no Humor: Por conta de tantas mudanças no organismo, o humor também pode sofrer algumas alterações. Nesse sentido, as mudanças de humor ocorrer pelo desiquilíbrio de neurotransmissores.
Olfato e Paladar com alterações: Sobretudo, devido a alta sensibilidade do corpo, aversão a cheiros e gostos muito fortes podem surgir nesse período da gestação.
Saiba que os sintomas que podem indicar que uma mulher está grávida podem surgir até mesmo nos primeiros instantes da fecundação, com corrimentos e cólicas. No entanto, os sintomas podem variar de acordo com o organismo de cada uma das mulheres. Por isso, o tempo em média para descobrir de está grávida com os sintomas de gestação pode variar de mulher para mulher. Vale lembrar que muitos sintomas ainda podem passar desapercebidos, fazendo com que a mulher dificilmente note que está a espera de um bebê.
Ao identificar o atraso da menstruação, saiba que pode fazer um teste de farmácia. Trata-se de um teste de gravidez seguro que pode ser feito facilmente. Contudo, nem sempre os resultados do teste de farmácia oferecem muita eficácia. Nesse caso, saiba que pode optar por um exame de sangue, conhecido como Beta. Assim, os índices de HCG vão ser medidos no sangue e indicar se está ou não grávida. Assim que obter um resultado positivo, indicamos que procure um médico. Dessa forma, pode iniciar todo o processo do pré-natal. Porém, se o teste der negativo, mas os sintomas persistirem, deve procurar seu médico para suporte.
Espero que tenha te ajudado a identificar que está grávida ou não pelos principais sintomas que podem surgir. Agora, basta seguir nossas instruções e usar nossos dados para que descubra se está a espera de um bebê. Espero ter ajudado e até mais!