Você sabe como consultar o saldo do seu FGTS pelo celular e usando apenas o CPF? Pois bem, saiba que esse tipo de processo acontece gratuitamente, com muita facilidade e sem que tenha que lidar com qualquer tipo de burocracia. Dessa maneira, pode consultar e emitir o extrato do saldo disponível em sua conta do fundo de garantia em poucos minutos. Vale lembrar que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), trata-se de uma garantia criada pelo Governo para que os trabalhadores tenham acesso a indenizações. No entanto, saiba que as indenizações ficam disponíveis ao trabalhador apenas em algumas situações.
Por exemplo, quando o trabalhador sofre uma demissão sem justa causa, ao se aposentar, em casos de doenças e também para amortizar parcelas de financiamento de imóvel. De qualquer forma, se atua dentro do mercado dentro do regime CLT, provavelmente recebe os valores do FGTS em uma conta vinculada ao seu nome junto a Caixa Econômica, responsável por administrar o fundo de garantia em parceria com o Governo Federal. Nesse sentido, é muito importante saber como consultar o saldo do FGTS pelo CPF em poucos minutos na internet. Logo abaixo vamos te mostrar todo o passo a passo para que faça a sua consulta online usando apenas o CPF de modo simples e fácil. Saiba mais:
Pois bem, antes de te mostrar como pode fazer a sua consulta online pelo saldo do FGTS, precisa entender melhor como se forma o saldo na conta vinculada ao trabalhador. Basicamente, ao ser contratado em uma empresa dentro do regime CLT o trabalhador passa a ter direito sobre o fundo de garantia. Dessa forma, o saldo é formado por meio de depósitos mensais que são realizados pela empresa empregadora. Mas, saiba que todos os depósitos acontecem exclusivamente na conta do trabalhador junto ao fundo de garantia e vinculada a Caixa.
Contudo, assim como falamos antes, o valor disponível na conta fica disponível ao trabalhador apenas em algumas situações, como em demissão sem justa causa. O empregador deve fazer depósitos equivalentes a 8% do salário bruto mensal do contratado. Também é importante deixar claro que o empregador não pode fazer desconto desse valor o salário do empregado, sendo obrigação da empresa fazer todos os depósitos mensais. Então, nessa linha de raciocínio, o trabalhador que recebe um salário mínimo mensal, deve receber em sua conta do FGTS depósitos de R$105,60. Assim, dentro do prazo de um ano o saldo formado na conta do trabalhador vai ser de R$1267,20.
O saque do FGTS fica liberado apenas em algumas situações específicas. Por exemplo, quanto o trabalhador sofre uma demissão sem justa causa. Também ao se aposentar, ao ficar mais de 3 anos sem assinar a carteira, por meio de saque aniversário e várias outras modalidades de retirada do saldo. Portanto, se tiver direito a fazer o saque, pode fazer o pedido de resgate junto a Caixa, em uma de suas agências. Também pode fazer o pedido pelo app Meu FGTS e receber o saldo pelo Caixa Tem.
Viu como é simples e fácil consultar o saldo do seu FGTS usando apenas o seu CPF? Então, não deixe de usar nosso passo a passo e faça a sua consulta online o quanto antes. Afinal, todo processo leva poucos minutos e pode ter acesso ao extrato completo do seu saldo na conta do fundo de garantia.