Sobretudo, o CRLV é um documento muito conhecido por todos, é ele que legaliza a circulação do veículo pelas ruas em qualquer lugar do mundo. Em geral, se usa o documento CRLV quando em alguma abordagem o guarda de trânsito solicita por alguma comprovação de que aquele carro está legal. Porém, muitas pessoas acabam sofrendo bastante com multas e pontuação na carteira, isso porque é muito fácil de esquecê-lo ao sair de casa. Então, em paradas policiais a pessoa pode acabar ficando em falta com esse dever e receber uma multa de trânsito. Por isso a importância de emitir a versão digital do CRLV do seu carro.
Acima de tudo, a maior e principal vantagem é nunca mais precisar se preocupar em carregar a versão física do seu documento. Além disso, você evita que qualquer problema aconteça com a versão original do seu documento, como furtos, perdas ou rasuras. Já com o App a pessoa tem sempre em mãos o documento e ainda sem risco algum.
Contudo, uma vantagem que também é muito importante, é que o dono do veículo evita passar por longos trâmites para ter a segunda via do seu CRLV. Desse modo, em casos de furto e precisar registrar um BO para conseguir a emissão de sua segunda via, com o CRLV Digital não precisa mais. Um processo muito mais prático e rápido sem perdas de tempo com longos períodos esperando para ser atendido em uma unidade do Detran.
Por último, uma vantagem que o condutor pode contar é que ele não precisa nem mesmo ter internet no celular para conseguir acesso a sua carteira de motorista. Isso porque o documento apenas precisa ser baixado pela primeira vez, depois disso a pessoa pode acessá-lo a qualquer hora que quiser. Sem contar com a vantagem de compartilhar o documento para que um outro motorista também possa dirigir o carro sem nenhum problema.
Em suma, esse é um outro ponto que vale lembrar para evitar multas de trânsito. A tarifa de IPVA é a tarifa que o estado cobra de todos os veículos para sua livre circulação nas vias do país. Apenas com essa licença do carro em dia que a pessoa tem autorização para circular. No entanto, como esse é um encargo do estado, as datas de repasse desse valor podem variar de cada região do país. Porém, em todas elas fica estreitamente ilegal transitar com esse valor em atraso, sendo ainda sujeito a multas caso seja pego em alguma parada policial.
Contudo, o comum é que os pagamentos desse valor ao governo comecem em todo o país por volta dos meses de fevereiro e março. Para organizar as datas de pagamento de cada veículo o governo leva em conta o último digito da placa do veículo. Sendo assim, carros com final de placa “1” começam a pagar primeiro e assim por diante mês a mês, já carros com final “9” ou “0” pagam por último no final do ano.
Vale ressaltar, que apenas tem acesso ao CRLV aqueles condutores que possuem todas as parcelas da sua tarifa em dia e sem qualquer valor em atraso. Dessa forma, podemos destacar a importância de pagar por essa tarifa que libera e licencia a circulação do seu veículo nas vias públicas.