Sobretudo, se você ainda não conhece esse sistema do governo, com certeza é porque ainda não é um beneficiado. Mas não se preocupe pois vamos te ajudar a mudar essa situação. Ou seja, vamos apresentar aqui como funciona o sistema Cadastro Único para ser um beneficiado do governo e ainda como você pode se cadastrar ou atualizar seu cadastro online.
A princípio, toda família que apresente uma renda per capita de até metade de um salário mínimo, ou ainda três salários como renda total de toda família, tem a chance de registrar no sistema. Bem como, essa é uma iniciativa que o governo apresenta para ajudar as famílias em situação da extrema pobreza e organizar a distribuição de renda entre tal.
Ainda mais, para as pessoas que já possuem seu cadastro ativo no sistema, vale ressaltar a importância de sempre mantê-lo atualizado. Pois só assim a pessoa pode garantir sua permanência nos programas de benefício social. O comum é que ao menos a cada dois anos o beneficiado atualize seus dados do cadastro. Mas o que muitos não sabem é que esse processo é simples e qualquer pessoa consegue realizar de forma online. Aprenda lendo todos os tópicos desse artigo abaixo:
O CadÚnico funciona como uma espécie de porta de entrada das famílias com baixa renda para os programas sociais onde se oferece algumas ajudas de custo do governo. Desse modo, as pessoas que possuem seu cadastro ativo nesse sistema, por consequência tem mais chances de receber o benefício de alguns programas. Por exemplo, da Tarifa Social para ajuda com conta de energia, o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Vale Gás e muitos mais.
Acima de tudo, diversos programas sociais do estado e munícipio também usam do CadÚnico como porta de entrada para seus benefícios. Porém, vale importante salientar que fazer o seu cadastro no sistema não garante que você se beneficie por um dos programas. Já que cada um tem seus requisitos e critérios particulares no qual cada beneficiado deve cumprir à risca.
Caso você esteja se perguntando o porquê de sempre manter seu cadastro no sistema atualizado, é simples. Todos os anos o governo busca identificar as famílias que ainda estão dentro dos padrões de renda para o programa. Além disso, toda ajuda que o governo oferece é almejando que a família se restabeleça na sociedade, Logo, o que se espera é que essas famílias cadastradas logo não precisem mais do benefício e possam ceder sua vaga a outra família de baixa renda.
Se uma família passar por uma revisão e se descobrir que tal não está mais entre a faixa de renda proposta, seu benefício logo será cancelado. Então, sempre que qualquer alteração nos dados da família ocorrer, se deve informar brevemente ao sistema. Isso atualizando as informações do seu cadastro pelo sistema online. Para as famílias que receberem um convite à averiguação de dados, é preciso que se compareça a um CRAS mais próximo de você.
Assim como mencionamos antes, qualquer pessoa pode atualizar seus dados de cadastro no sistema pela internet. Ou seja, a pessoa não precisa nem mesmo sair de casa para ajustar suas informações de cadastro. Sendo assim, aquelas pessoas no qual sua última atualização se deu nos anos de 2018 e 2019, deverão comparecer para a atualização no ano de 2023. É muito fácil o processo, basta realizar os seguintes passos: