O PIS PASEP é uma iniciativa governamental que auxilia trabalhadores a obterem um rendimento adicional anualmente. Em outras palavras, ele representa o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Além disso, esses programas foram estabelecidos para acumular recursos em um fundo que pode ser retirado em determinadas circunstâncias, como aposentadoria ou doenças graves.
Se você trabalhou com carteira assinada, provavelmente tem direito ao PIS PASEP. Dessa forma, todo trabalhador que tem registro em carteira de trabalho, seja no setor privado ou público, pode receber esses valores. Assim, eles são uma forma de garantir que todo trabalhador tenha um suporte financeiro em momentos importantes da vida.
Para saber se você tem direito ao PIS PASEP, é importante verificar algumas coisas. Primeiramente, você precisa ter trabalhado com carteira assinada, pelo menos, por 30 dias no ano base. Em segundo lugar, o seu empregador deve ter informado corretamente os seus dados no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
Outra forma de saber é consultar o portal da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Na Caixa, você verifica o PIS e, no Banco do Brasil, o PASEP. Além disso, é possível também ligar para o telefone do atendimento ao cliente ou ir até uma agência desses bancos. Por fim, você pode olhar se tem saldo no aplicativo Caixa Trabalhador. Dessa maneira, fica mais fácil de se organizar e saber quando poderá sacar o seu benefício.