Acima de tudo, todos os trabalhadores que vem ocupando uma vaga de emprego sob todas as leis trabalhistas da CLT, tem por direito acesso a diversos benefícios do governo. Bem como, um desses benefícios que se pode ter acesso é o Seguro Desemprego. Este é um benefício que se dispõe ao trabalhador durante o período em que ele se encontram sem um emprego para obter uma renda fixa. Desse modo, servindo como uma espécie de fonte de renda para manterem seus custos básicos do mês.
Então, com esse valor para sustentar suas contas de casa, o trabalhador consegue focar sua atenção na procura de uma nova fonte de renda fixa. Tendo então tempo e disposição para conseguir de novo ter seu ingresso no mercado de trabalho. Agora, quanto a informações de valor ou ainda quantas parcelas vai se pagar ao beneficiado, esse é fator que vai depender de diversos outros critérios que acompanharam o antigo emprego da pessoa. Logo, se você deseja calcular os valores do seu benefício, antes de mais nada procure se informar quanto as datas de início e término do seu último trabalho. Por sorte, hoje vamos ensinar cada detalhe de como funciona o Seguro Desemprego e ainda como se pode calculá-lo.
Para que se entenda sobre as regras do benefício, é preciso primeiro descobrir cada detalhe sobre como o programa funciona. Logo, em primeiro lugar podemos destacar que ele é regido sob as leis da CLT. O que significa que as pessoas que quiserem receber o valor do benefício, antes precisam ter atuado em um emprego com a regularização formal da CLT. Quanto a quem paga o benefício para os atuais desempregados, este parte do INSS.
Assim como mencionado, o benefício se regulariza a partir da CLT conseguinte seus beneficiados não podem apresentar em seu histórico de serviços uma demissão por justa causa. Como esse benefício fica liberado aos trabalhadores por um certo prazo, se pede que alguns requisitos sejam cumpridos à risca. Conheça agora quais são eles!
Antes de mais nada, nem mesmo qualquer trabalhador consegue pedir pelo benefício. Sendo os grupos com acesso ao pagamento: domésticos, pescadores, trabalhadores com carteira assinada, pessoas com bolsa de qualificação, resgatados pela polícia.
Mesmo assim, ainda se deve cumprir os seguintes requisitos:
Em primeiro lugar, quando decidir requisitar o benefício, se deve analisar os grupos de beneficiados e os requisitos. Só então se conseguir se enquadrar em algum deles que você pode seguir para solicitar seu benefício. Ainda mais, a requisição se dá de forma online e você nem mesmo precisa se locomover para um outro local. Apenas pelas plataformas que o governo disponibiliza já se pode conseguir requisitar.
Acesse o site do Governo Federal, o App da CDT (Carteira de Trabalho Digital) ou outra opção é entrar em contato com STE via e-mail.
Não se esqueça de ter em mão alguns documentos principais na hora de solicitar, como: